SOBRE INOVAHC

O INOVAHC é um movimento com o objetivo de incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Esta missão é cumprida por meio de um ecossistema que promove a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural entre os setores público e privado, contribuindo ativamente com o avanço da saúde no Brasil.

São pessoas inovando para as pessoas! A Inovação colaborativa é a maior aposta do INOVAHC. Desenvolvemos um ambiente multidisciplinar permitindo que profissionais de saúde, empreendedores, startups, mentores, alunos, indústria e sociedade, desenvolvam soluções transformadoras.

O alicerce deste movimento é construído por meio da implementação de uma estrutura que ofereça suporte as atividades do ecossistema, desde a construção de políticas impulsionadoras até a definição de ambientes que estimulem a co-criação, colaboração e inovação.

No INOVAHC, inovar é construir um futuro melhor para a saúde.

 

 

A inovação no HC

O Centro de Inovação Tecnológica – INOVAHC, criado em Outubro de 2014, tem como principal objetivo encorajar a inovação no âmbito do HCFMUSP, administrar a propriedade intelectual gerada nesse ambiente, e providenciar meios para promover a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural ao setor produtivo público e privado, visando a melhoria da saúde do Estado e da Nação. Esse propósito geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento.

Para tanto, o INOVAHC busca implementar uma estrutura que ofereça suporte a todas as atividades relacionadas a gestão de Propriedade Intelectual, transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo de base tecnológica. Essa iniciativa está alinhada com a Política de Inovação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e demais Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo (ICTESPs), e tem como perspectiva maior assumir um papel relevante e transformador no cenário da saúde estadual e nacional.